27 novembro 2010

Casseta e Planeta sai do ar em dezembro


O site oficial do grupo e os tuíters de alguns dos integrantes falam de “ferias coletivas”, mas a Central Globo de Comunicações divulgou hoje que o programa Casseta & Planeta Urgente, veiculado nas noites de terça-feira, sairá do ar em definitivo no fim de dezembro. A interrupção do programa depois de 18 anos na TV não significa a dissolução do grupo de humoristas cariocas. A trupe formada por Cláudio Manoel, Reinaldo, Marcelo Madureira  Hubert, Beto Silva, Hélio de la Peña (da esquerda para a direita na foto acima. Crédito: Divulgação) e Maria Paula continuará unida e vai se dedicar a planejar uma nova atração, em novo formato, para possível estreia em 2011.
O comunicado diz que a decisão de interromper o Casseta & Planeta Urgente é do próprio grupo, e não partiu da Rede Globo. O programa estava na Globo desde 1992. Em seus primeiros anos, a fórmula do programa era a de um humorístico que mesclava sátira política, escracho e o humor nonsense e intelectualizado inspirado no seu antecessor, TV Pirata, do qual os integrantes do Casseta e Planeta haviam sido roteiristas antes de estrear sua própria atração. Aos poucos, a estrutura foi mudando para um tom mais popular, ancorada em personagens que satirizavam tipos da sociedade brasileira e em paródias de programas da própria Globo.
O grupo existe desde meados dos anos 1980, quando dois grupos de humoristas fundiram as publicações impressas que mantinham: Casseta Popular e Planeta Diário. Antes de ir para a TV, os cassetas foram responsáveis por uma revista muito popular. O grupo teve de enfrentar em 2006 a morte de seu integrante mais popular, Bussunda, em plena Copa do Mundo da Alemanha.