12 novembro 2010

Metabolismo em dia: cortar calorias bruscamente não é saudável para quem quer perder peso

Tomar café da manhã, ao contrário do
que muitos pensam, ajuda a perder peso
Para quem quer manter o corpo em dia é sempre importante dar uma mãozinha para o organismo. Por isso, é tão importante manter o metabolismo regulado, esclarece a nutricionista Julia Dubin Melnick, especialista do Consultório Bem-estar. 
— O metabolismo de uma pessoa influencia desde o peso dela, até a sua disposição para executar tarefas cotidianas. Para que ela chegue ao seu o peso desejado, o metabolismo pode fazer toda a diferença, pois é ele quem vai ditar o ritmo e a facilidade para alcançar e manter o tão esperado peso — explica. 
Para a nutricionista, muitas pessoas, na ânsia por perder peso, acabam adotando atitudes radicais como cortar bruscamente o consumo de calorias. O que, segundo ela, é um erro, pois desorganiza o funcionamento do metabolismo. 
— O nosso organismo tem a fisiologia perfeita. Ele está sempre pronto para nos defender. Quando cortamos radicalmente as calorias, ele entende isso como uma ameaça. O nosso metabolismo não sabe se estamos de dieta ou estamos passando por um período onde há escassez de alimentos. Para ele, receber menos calorias de um dia para o outro é sinal de perigo, e ele fará de tudo para "lutar" contra a perda de energia — garante. 
Julia afirma ainda que um café da manhã balanceado é fundamental para ajudar o metabolismo a manter um ritmo adequado. 
— A primeira refeição do dia nos prepara para "encarar" as tarefas da manhã. Além desta propriedade energética, estas calorias ingeridas se transformam em energia gasta. Por exemplo, para o nosso corpo poder gastar calorias com pequenas e grandes ações cotidianas, precisamos fazer ele entender que não precisa "reter" essa energia. Que ele pode gastá-la pois vai receber mais em outro momento — argumenta. 
Além disso, segundo a nutricionista, o consumo de proteínas é bem interessante para estimular a aceleração do metabolismo. Para serem digeridas pelo nosso corpo, as proteínas exigem um gasto de 25% a mais de energia do um carboidrato. 
— Isso causa um aumento de gasto calórico interno, o que, no final, aumenta o número de calorias gastas no dia, auxiliando o emagrecimento. Para isso, os alimentos termogênicos, como a couve e a maça, por exemplo. 
Outra dica da especialista é inserir carboidratos integrais, como o arroz, pães e massas na rotina alimentar. 
— Eles levam mais tempo para serem digeridos, ou seja, o corpo "trabalha" mais tempo para completar o ciclo alimentar, gastando mais energia — ressalta. 
O que evitar
Julia alerta ainda que o consumo de álcool e a falta de rotina na hora de descansar podem afetar o funcionamento do metabolismo. 
— O álcool é uma caloria vazia, que não alimenta, não tem nutrientes. Além disso, ele tem um alto índice calórico, fazendo com que a pessoa acabe ganhando peso — alerta. 
Sobre o sono, a especialista afirma que é no momento em que dormimos, que diversos processos metabólicos ocorrem, principalmente os hormonais. 
A produção e a liberação de hormônios ocorre com maior frequência nesse período. Logo, se a pessoa não dorme o tempo necessário, estes processos ficam prejudicados, podendo causar grandes danos a saúde — alerta. 
Dicas: 
:: carboidratos integrais obrigam o organismo a trabalhar mais para serem digeridos; 
:: o cálcio presente no leite auxilia no emagrecimento. Além disso ele é um termogênico; 
:: tome café da manhã. Ele estimula o organismo a gastar energia e perder peso; 
:: não corte bruscamente as calorias da sua rotina alimentar; 
:: o consumo de proteínas exige mais energia do organismo para serem digeridas, o que força o organismo a gastá-las nesse processo; 
:: alguns tipos de pimenta, como a vermelha também são termogênicos.