11 novembro 2010

ZH ganha prêmio Imprensa Embratel

Equipe da Zero Hora
A série de reportagens Os Infiltrados, publicada em Zero Hora em fevereiro, é a vencedora do 12º prêmio Imprensa Embratel _ categoria Regional Sul. 
O anúncio ocorreu na noite desta quarta-feira, em cerimônia no Rio.
Realizada pelos repórteres Carlos Etchichury, Carlos Wagner, Humberto Trezzi e Nilson Mariano, a série revelou quem eram e como atuavam agentes da ditadura militar (1964 a 1985) infiltrados em movimentos de oposição ao regime. 
A reportagem de ZH deu origem ao livro Os Infiltrados _ Eles eram os Olhos e os Ouvidos da Ditadura, editado pela AGE, com conteúdos inéditos e ampliados e prefácio do psicanalista Mário Corso.
Considerada uma das maiores distinções do jornalismo brasileiro, o prêmio Imprensa Embratel teve a inscrição de 1.023 reportagens de todo o país. Na mesma categoria, também competiam Infância Vira Fumaça _ Uso de Crack por crianças assusta autoridades, de Aline Custódio e Carolina Rocha, do Diário Gaúcho, e Rio Grande de Extremos, de Roberta Salinet e Rodrigo Lopes, da RBS TV. A solenidade de premiação reuniu no Museu Histórico Nacional os finalistas de todas as categorias.