Camera Agroalimentos vai investir R$ 200 milhões até 2015 em projetos estratégicos de crescimento e consolidação, a exemplo da usina de biodiesel em Ijuí |
A Camera Agroalimentos acaba de fechar acordo com o Fundo de Investimentos CRP VII para aumento de seu capital. A nova participação societária corresponde a 17% do capital social da empresa, que em 2011 completa 40 anos de fundação.
O Fundo é administrado pela Companhia de Participações CRP, uma das mais tradicionais gestoras de recursos do país e cuja sede está em Porto Alegre. São investidores do Fundo o BNDES Participações, FINEP (Agência do BNDES financiadora de Estudos e Projetos), Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (FAPES), Fundo de Pensão dos Funcionários da Vale (VALIA), Fundo de Pensão dos Funcionários da Caixa Econômica Federal (FUNCEP) e Fundo de Pensão dos Funcionários da Petrobrás (PETROS).
Conforme o acordo firmado, os sócios fundadores da Camera mantém o controle e a participação majoritária na empresa. O Conselho de Administração foi ampliado, passando a contar com o economista e administrador de empresas, Clóvis Meuer, que é sócio-diretor superintendente da CRP.
“Firmada esta parceria, evoluímos novamente na escala de nossas operações e damos continuidade à melhoria da governança corporativa, fortalecendo nossa cultura, nossa forma de fazer negócios e de nos relacionar”, destaca um comunicado assinado por Vanoli Kist, diretor presidente, e Gilberto Camera, presidente do Conselho de Administração da Camera Agroalimentos.
Para o grupo, que mantém sua sede em Santa Rosa e que em novembro inaugurou sua moderna usina de biodiesel em Ijuí, a entrada de investidores estratégicos realça a posição da Camera no mercado gaúcho, expandindo sua plataforma de negócios e seu potencial de novos produtos. A operação, por sua estrutura e abrangência, é considerada inédita no mercado agrícola do Sul do país.