28 dezembro 2010

Dormência nas mãos pode ser alerta para síndrome do túnel do carpo

Uso do computador pode agravar os sintomas

da doença

Primeiro surge a dormência nos dedos e palmas das mãos. Depois, o formigamento, a dor. Com o tempo, a pessoa perde a força para abrir e fechar objetos e, finalmente, a capacidade de mover os dedos. Esses são os sintomas clássicos da síndrome do túnel do carpo. Somente no Instituto Nacional de Traumatologia, no Rio de Janeiro, há cerca de 700 pessoas aguardando na fila de cirurgia de mão. O mundo informatizado contribui em parte para o aumento de casos, mas não é o único fator.
– Não podemos dizer que o computador é uma causa que desencadeia a síndrome. Mas o uso por longos períodos com o punho apoiado em extensão sobre o mouse ou o teclado agrava os sintomas – explica o ortopedista Saulo Fontes Almeida.
Para o neurologista Henrique Braga, doenças como hipotireoidismo, diabetes, artrite reumatoide e até mesmo a gravidez podem desencadear a síndrome. Entre os portadores, as mulheres ocupam o primeiro lugar. Principalmente as que estão na menopausa.
Acredita-se que no tecido sinovial, que envolve o nervo do túnel do carpo, existam receptores para o estrogênio. O nível normal desse hormônio impede que o tecido se prolifere.
– À medida que a produção do hormônio vai caindo, porém, os receptores ficam livres, o tecido sinovial começa a crescer e, consequentemente, a aumentar a pressão dentro do túnel do carpo – diz Braga.
No caso das gestantes, a retenção de líquidos provoca inchaço das mãos, o que leva à compressão dos nervos.
:: Mudanças no estilo de vida podem prevenir ou estabilizar a síndrome em sua fase inicial?
Sim. Cuidados dietéticos (para quem é portador de diabetes), exercícios físicos e correção postural auxiliam no controle das doenças de base e previnem os sintomas.
:: A cirurgia é o melhor tratamento?
Nos casos de sintomas persistentes, é o mais confiável. Um dos tipos de cirurgia é o método aberto, que consiste em uma incisão de 3cm na face anterior da mão. Nesse caso, é usada anestesia local (pelo cirurgião) e sedação (pelo anestesista). No método endoscópico, é feita uma incisão de 2cm na face anterior do punho, por onde é introduzido o aparelho endoscópico. Ele tem uma lâmina que realiza a abertura do túnel do carpo. Os dois são seguros.
:: Quais os outros tratamentos?
Na fase inicial da doença, imobilização, anti-inflamatórios e fisioterapia. Infiltrações com corticosteroides no interior do canal, apesar de controversas, podem ser adotadas em casos selecionados.
:: A eletroneuromiografia é o único exame para diagnóstico?
É o mais adotado para a confirmação do diagnóstico clínico, mas não é o único. Há também ultrassonografia e ressonância nuclear magnética.
:: O fato de uma pessoa sentir dormência durante o sono é sinal de túnel do carpo?
A dormência noturna é um sinal característico, mas o diagnóstico é feito por histórico clínico, exame físico minucioso e, se necessário, exames complementares que confirmem o diagnóstico.