21 dezembro 2010

Municípios do Alto Jacuí defendem sanção do projeto do pré-sal

Em Lagoa dos Três Cantos, veículos e 
máquinas foram estacionadas em frente 
à prefeitura 
Prefeituras de 12 dos 19 municípios do Alto Jacuí aderiram à mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta segunda-feira. A mobilização é para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sancione o projeto da redistribuição dos royalties da exploração do pré-sal. Apenas os serviços essenciais, como atendimentos de saúde e o recolhimento de lixo estão funcionando. As demais prefeituras desenvolvem durante o dia atividades de conscientização de servidores e da comunidade para a importância da causa.
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e prefeito de Boa Vista do Incra, Zilmar Varonês Han, destaca que além do seu município, Carazinho, Colorado, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Tapera e Victor Graeff aderiram ao movimento e paralisaram suas atividades.
Em Lagoa dos Três Cantos, todos os veículos e máquinas da prefeitura foram estacionados em frente à prefeitura. Em Santa Bárbara do Sul, a manifestação envolve os servidores de primeiro e segundo escalão que desenvolvem atividades de conscientização, encaminhando informações sobre o movimento da CNM.
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que os municípios da Amaja teriam um aporte adicional em seus orçamentos de mais de R$ 13,6 milhões caso o projeto seja sancionado pelo presidente Lula.