Ônibus possui elevador |
Para possibilitar um deslocamento mais seguro para os estudantes da rede pública de Santa Rosa foram instalados dois elevadores no transporte escolar. Para possibilitar o acesso de alunos com necessidades especiais, com mais qualidade, um micro-ônibus de 31 lugares e outro de 66 lugares receberam elevadores.
Esses, fazem parte das novas aquisições da Prefeitura, que em 2009 adquiriu 3 micro-ônibus e 2 ônibus. Os ônibus têm afixação de cadeiras de rodas, conforme o Inmetro. Outra novidade é o “piso baixo”, uma nova suspensão dianteira que através de um sistema pneumático, baixa a altura do degrau de acesso ao nível do meio-fio da calçada. Não há degraus para o acesso ao interior do ônibus. Sua principal característica é o piso baixo, o que facilita a entrada dos cadeirantes.
Os ônibus também possuem equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que pode ser conduzida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Em função disso, a porta dos veículos é mais larga. Os ônibus também têm tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança para os estudantes e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso, paradas, e de consumo de combustível. A largura do corredor central diminuiu para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé nos veículos.
Segundo a Secretária de Educação Neli Cadaval da Costa, essas foram importantes aquisições, “O Governo Federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, ofereceu veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias, garantindo a segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuindo para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural”.