04 dezembro 2010

Números indicam safra recorde de trigo

Lunardi, de Santo Ângelo, colheu 3.120 
quilos por hectare e vendeu o trigo
por R$26,30 a saca 
Com a colheita do trigo praticamente finalizada no Estado, os números apontam que essa deve ser a safra com maior rendimento por hectare na história. Dados da Embrapa e da Emater indicam que a média de produtividade será de 2.308 quilos por hectare, deixando para trás o recorde registrado em 2003 que foi de 2.253 quilos por hectare.
As condições meteorológicas, com frio durante a fase de desenvolvimento de trigo e baixa precipitação no período de colheita, contribuíram para o bom rendimento e a qualidade do grão. Mas esse resultado também foi sustentado por outros fatores importantes, como o maior uso de tecnologia na lavoura, em especial na aplicação de adubo e de sementes de ponta.
Mesmo com a área plantada de trigo reduzida em 8,5% em relação ao ano passado, a produção do cereal no Rio Grande do Sul deve superar 1,8 milhão de toneladas, mantendo-se no mesmo patamar de 2009, quando a safra foi de 1,805 milhão de toneladas.
Élcio Lunardi, 45 anos, é um exemplo de produtor que investiu no cultivo e colheu mais. Na lavoura de 220 hectares no interior de Santo Ângelo, nas Missões, obteve rendimento de 3.120 quilos por hectare e já está com todo o produto vendido a R$ 26,3O a saca:
— Foi um valor razoável, visto o que está sendo pago pelo mercado.
Clique na imagem abaixo e confira a evolução do preço do trigo no RS