20 dezembro 2010

Pesquisa mostra que fumar ocasionalmente também é prejudicial à saúde

Maior medo dos fumantes é o câncer de pulmão,
que pode levar anos para se manifestar
Os resultados de uma pesquisa mostram que fumar ocasionalmente também é prejudicial à saúde. O fumo chamado social — ou o fumo passivo — pode ser suficiente para bloquear as artérias e provocar um ataque cardíaco, de acordo com o relatório de cirurgiões mais recente sobre o cigarro.
O maior medo dos fumantes é o câncer de pulmão, que pode levar anos para se manifestar. Mas o relatório diz que não há dúvidas de que a fumaça do tabaco começa a envenenar imediatamente — com mais de 7 mil substâncias químicas em cada sopro que se espalham rapidamente pelo corpo e causam danos celulares em quase todos os órgãos.
— Uma tragada no cigarro pode ser suficiente para causar um ataque cardíaco — disse a cirurgiã Regina Benjamin.
O relatório é o 30º emitido pelos cirurgiões do EUA para alertar o público sobre os riscos do tabaco. Segundo o documento, não existe um nível seguro de exposição à fumaça de cigarro, se você deliberadamente inalar ou se é um não fumante que respira a fumaça de outras pessoas. Terry Pechacek, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, lembrou que que alguns dos danos — especialmente aqueles que envolvem o coração — aparecem de imediato.
Frase
Regina Benjamin, cirurgiã:
"Nunca é tarde demais para parar, mas quanto mais cedo, melhor. Mesmo se tiver 70, 80 anos e você é um fumante, ainda terá benefícios por parar de fumar."