13 janeiro 2011

Estiagem no RS: Defesa Civil confirma cinco municípios em situação de emergência

Estiagem muda a paisagem em cidades como
Lavras do Sul
A Defesa Civil do Estado já recebeu notificações e confirmou hoje cinco cidades em situação de emergência devido à estiagem: Lavras do Sul, Candiota, Herval, Pedras Altas, Santana do Livramento. As prefeituras de Pinheiro Machado e Piratini também assinaram decretos de situação de emergência, além de Hulha Negra e Cerrito, mas os documentos ainda não foram recebidos pela Defesa Civil.
O órgão vai enviar, ainda nesta quarta-feira, cerca de 6,7 toneladas de alimentos para a comunidade de Pedras Altas. Uma carga com 7,2 toneladas também será entregue para o município de Herval. Conforme a Defesa Civil, no início da semana foram entregues 300 cestas básicas e 50 filtros de água para Candiota que, assim como Cerrito e Pedro Osório, também recebeu viniliq pipas para o abastecimento de água.
Dados da Emater apontam que a produção de leite, por exemplo, caiu 40% na região da Campanha. De acordo com o assistente técnico regional da Emater em Bagé, Erone Lôndero, a pior situação é dos pequenos produtores que registram perdas de até 60% na produção leiteira.
A produção de grãos, como o milho e a soja, registra perdas de entre 30% e 50%. Em toda a Metade Sul, as perdas ultrapassam R$ 100 milhões.
No entanto, não é somente a agricultura e a pecuária que são afetadas pela seca. O gerente de uma loja de equipamentos elétricos e eletrônicos de Santana do Livramento Nilo Munhoz afirma que a estiagem afetou, também, o comércio da região. Segundo ele, a queda nas vendas chega a 6%, representada pela perda de poder aquisitivo da população da área rural.
Outros municípios podem decretar situação de emergência nos próximos dias. Canguçu, Aceguá e Bagé ainda dependem de estudos técnicos para assinatura dos documentos.