25 janeiro 2011

José Alencar deixa o hospital para receber homenagem no aniversário de São Paulo

Homenagem a Alencar faz parte das
comemorações pelos 457 anos de 
São Paulo
O ex-vice-presidente da República, José Alencar, deixou o Hospital Sírio Libanês, onde está internado, para receber uma homenagem na sede da Prefeitura de São Paulo, como parte das comemorações pelos 457 anos da cidade, nesta terça-feira. O prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM), entregou a Alencar a Medalha 25 de Janeiro.
O evento foi o primeiro encontro público da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a posse. Debilitado, Alencar chegou de cadeira de rodas, acompanhado por uma equipe de médicos. O ex-vice-presidente, emocionado, admitiu que chorou ao saber que Dilma e Lula estariam juntos na homenagem.
— Eles vieram e eu achava que não poderia deixar de vir — disse Alencar.
Diante de parentes e políticos de diversos partidos, o ex-vice-presidente discursou sentado e disse que não está totalmente recuperado, mas que "está bem melhor".
— São 90 dias de internação, exceto dois dias em Brasília e um dia no meu apartamento, em São Paulo — justificou, ao lembrar que, durante o tratamento contra o câncer, teve enfarte, edema pulmonar e até hemorragias.
Alencar agradeceu o carinho de Kassab e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
— Para mim, (a homenagem) é uma honra muito grande — afirmou.
Bem-humorado, o ex-vice-presidente brincou com os convidados.
— Os discursos devem ser como vestido de mulher. Não devem ser nem tão curtos que nos escandalizem, nem tão longos que nos entristeçam.
Alencar destacou que, mesmo com as dificuldades, o tratamento evolui.
— Se eu morrer agora, é um privilégio para mim porque a situação está tão boa que não tem como melhorar, está todo mundo orando por mim. Seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.
Durante o discurso de 9 minutos e 40 segundos, Alencar dispensou o texto que havia preparado, por preferir "falar com o coração". De improviso, ele contou que, fora da Vice-Presidência, já não anda com os tradicionais batedores da segurança e que, por isso, tem observado a cidade e seus carros luxuosos, o que, na opinião dele, é uma prova de que o País vai bem.
— Me perdoe. Eu fiz parte desse governo, mas o Brasil vai bem graças à dedicação extraordinária do presidente Lula — disse, diante de uma plateia que tinha tucanos e democratas entre convidados.
Depois da homenagem, Alencar volta ao hospital.