09 fevereiro 2011

Em reunião com Tarso, General Motors reafirma investimento de R$ 1,5 bilhão no Estado

Vice-presidente da GM no Brasil reiterou
os planos de investimentos na fábrica
A diretoria da General Motors (GM) reafirmou ao Governo do Estado o andamento do projeto de ampliação do Complexo Automotivo de Gravataí, previsto para 2012, e que conta com investimento inicial de R$ 1,5 bilhão. Em reunião nesta terça-feira (8) com o governador Tarso Genro, o vice-presidente da GM no Brasil, Marcos Munhoz, reiterou os planos de investimentos na fábrica, que produz anualmente 230 mil carros, e no final de 2012 irá produzir 380 mil carros por ano.
"Será a maior fábrica da GM na América do Sul. As obras estão avançadas e no meio do ano pretendemos convidar o governador para visitar o local, quando já estarão instaladas as novas máquinas, e apresentar todo o complexo da GM", disse Munhoz.
Os investimentos na fábrica englobam estrutura, máquinas e equipamentos, e haverá também a contratação de mais de mil pessoas capacitadas para atuar junto à fábrica e às empresas sistemistas. De acordo com Marcos Munhoz, a empresa trabalha principalmente com fornecedores para desenvolver cada vez mais produtos locais. "Quando a GM instalou-se no RS, o conteúdo que os sistemistas produziam era muito menor. Hoje já temos empresas fornecedoras que enviam do Rio Grande do Sul para outras fábricas GM de outros Estados", destacou.
Instalada há 10 anos no Estado, a unidade de Gravataí já produziu mais de 1 milhão de automóveis, sendo considerada uma fábrica estratégica para o Mercosul.
Também estiveram presentes no encontro no Palácio Piratini, o assessor da GM na América Latina, José Carlos Pinheiro Neto, o diretor de Assuntos Internacionais, Luiz Moan, e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.
Fábrica
No total, serão 290 mil metros quadrados, área equivalente a sete campos de futebol, que abrigarão as linhas de produção atuais e as dos carros do Projeto Onix, plataforma nova na GM.