16 fevereiro 2011

Justiça de Três de Maio já está em novo endereço

O investimento foi próximo de R$5mi
Desde segunda-feira, 14, o prédio do Fórum construído no bairro Oriental é a nova casa da Justiça Estadual no município. Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Colonial, o Tribunal de Justiça investiu cerca de R$ 5 milhões na obra. O antigo prédio localizado na Avenida Uruguai será cedido para a prefeitura. No local, deverão ser instaladas as secretarias municipais da Educação, Assistência Social e Saúde.
O novo Fórum é amplo e oferece a estrutura completa para o funcionamento das duas varas judiciais da comarca local, a qual, além de Três de Maio, abrange os municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária e São José do Inhacorá. 
As atividades do Judiciário estão andando normalmente, no entanto, as audiências estão suspensas até a próxima segunda-feira, 21, sem prejuízo as partes.
A estrutura
No primeiro pavimento foi instalada uma ampla sala para a realização de julgamentos. Como o prédio não oferecia esse tipo de estrutura, os júris em Três de Maio eram realizados na Câmara de Vereadores e na ACI. Neste pavimento, também estão a sala dos oficiais de justiça, da OAB, Defensoria Pública e o setor de distribuição de processos.
No segundo pavimento fica a 2ª Vara Judicial com cartório, sala de audiência e o gabinete ocupado atualmente pelo diretor do Foro, Jairo Cardoso Soares. Também, o juizado especial cível, que dispõe de quatro salas para realização de audiência de conciliação e um cartório específico para tal fim.
No terceiro e último pavimento está a 1ª Vara Judicial com sala de audiência, cartório e o gabinete do juiz Clóvis Frank Kellermann Jr. Neste piso, já foi projetado um espaço para a instalação de uma 3ª Vara Judicial em Três de Maio. As lideranças locais reivindicam a vinda de um terceiro magistrado para a comarca haja vista o grande número de processos. Hoje, são em média 7 mil ações para cada um dos juízes que trabalham no município.
O novo prédio do Fórum já está sendo utilizado pela Justiça, porém a data da inauguração oficial ainda não foi marcada.