Foto: João Paulo Borges |
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e outros parlamentares da Bancada Gaúcha acompanharam nesta quarta-feira (16), o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, em audiência com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para convidá-lo a participar da abertura oficial da 12º Expodireto, no dia 14 de março, em Não-Me-Toque.
Após ouvir do deputado Heinze e colegas sobre a importância e organização do evento, Rossi de pronto confirmou que irá prestigiá-lo. Feliz com a notícia, Mânica registrou que durante os 11 anos de realização da feira, todos contaram com a presença dos ministros de Agricultura.
ORIZICULTURA E FUMICULTURA – Após a entrega do convite da Expodireto Cotrijal ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os deputados federais Luis Carlos Heinze e a senadora Ana Amélia Lemos aproveitaram a audiência para tratar da liberação de mais recursos para comercialização do arroz e manifestar preocupação com os efeitos das Consultas Públicas 112 e 117, de 2010, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre a fumicultura gaúcha.
Sobre as ações da Anvisa que podem prejudicar a produção de tabaco tipo Burley, o ministro garantiu total apoio aos congressistas e ao setor fumageiro e disse que o assunto deve ser pautado pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Antônio Palocci, em breve.
Quanto ao apoio governamental aos orizicultores gaúchos, Rossi foi mais cauteloso e falou apenas que está estudando, junto com os membros do Ministério da Fazenda, as propostas deixadas pelo deputado Heinze na semana passada nas pastas. O parlamentar gaúcho reforçou a necessidade de mecanismos complementares, além do PEP e AGF já anunciados pelo governo, para ajudar a melhorar os preços do arroz que está sendo colhido.
CREDENCIAMENTO DE ARMAZÉNS – Nesta quarta-feira (16), o deputado Luis Carlos Heinze também se encontrou com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Alexandre Magno, para solicitar a resolução dos problemas de cadastro que envolvem a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) do Rio Grande do Sul e discutir a flexibilização da normas para credenciamento de outros armazéns.