28 março 2011

Dia de Campo Culturas de Verão, apresentou novas variedades de soja de diferentes ciclos no combate a buva

Dia de Campo foi realizado no Campus
Setrem
No último dia 25, a COTRIMAIO, em parceria com a SETREM, SICREDI e EMATER, promoveram mais um Dia de Campo Culturas de Verão no Campus SETREM em Três de Maio, que contou com a participação de aproximadamente 350 produtores.
Um dos maiores problemas que os produtores vêm enfrentando nos últimos anos são as ervas daninhas resistentes, especialmente a buva e segundo o Eng. Agr. e Gerente de Produção da COTRIMAIO, João Carlos Loro, é necessário resolver antes do plantio da soja, para obter maior rendimento. “Precisamos realizar o monitoramento das áreas nos períodos do final do mês de abril e maio e depois final do mês de agosto e mês de setembro, identificar essas áreas que tem manifestação de buva, procurar assistência técnica, decidir o controle a ser feito e fazer o controle. E ainda recomenda-se 15 dias antes do plantio, fazer aplicação de herbicidas indicados pelos técnicos e se necessário complementar a aplicação com outros herbicidas”, afirma Loro.
Na ocasião, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor, oriundos de toda a região, acompanharam três estações de conhecimento: ‘Comportamento de variedades de soja de diferentes ciclos’, com o Dr. João Leonardo Pires (Embrapa/Trigo); ‘Buva: opções de manejo com herbicidas’, com o Dr. Mário Bianchi (Fundacep) e ‘Competição de cultivares de soja’, apresentada por pesquisadores das respectivas empresas: Syngenta, Embrapa, Coodetec, Fundacep e Nidera.
Para o diretor presidente da COTRIMAIO, Amilton José Dotto, a expressiva participação dos produtores simboliza o interesse dos mesmos em buscar novos conhecimentos para melhorar a produtividade nas propriedades.