23 março 2011

Japão: novos tremores são registrados em usina nuclear de Fukushima

Usina de Fukushima sofreu graves danos
após terremoto seguido de tsunami no 
dia 11 de março
Novos tremores foram registrados nesta quarta-feira (noite de terça-feira no Brasil) perto da usina nuclear danificada de Fukushima, no nordeste do Japão, informou a agência meteorológica.
Conforme autoridades, não houve temores de novo tsunami depois desses abalos, de magnitude 6 e 5,8 graus. A rede pública NHK informou que não havia informes imediatos sobre mais danos na usina de energia nuclear de Fukushima, gravemente danificada desde o terremoto e o devastador tsunami.
Ao todo, de acordo com a polícia japonesa, 9 mil mortos já foram confirmados no país asiático. 
Antes, também nesta quarta-feira (noite de terça no Brasil), o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, proibiu o consumo de leite e verduras procedentes das prefeituras de Fukushima e Ibaraki por causa dos altos índices de radioatividade encontrados após o acidente nuclear no nordeste do Japão.
Kan ordenou aos governadores das duas regiões que proíbam a comercialização do "komatsuna" (vegetal utilizado em saladas) e do brócolis procedente de Fukushima, assim como do leite e da salsa produzidos em Ibaraki, informou a agência Jiji Press.