26 março 2011

Lucro da safra de soja cresce 25% para produtores gaúchos

Cristiano Pierdoná tem produtividade média
de 3,9 mil quilos por hectare
Com soja esvaindo-se por entre os dedos, Cristiano Pierdoná sorri porque aos 38 anos está colhendo a safra mais lucrativa da vida. No Estado, a rentabilidade da lavoura neste ciclo deverá aumentar em mais de 25% em relação ao anterior.
Na Metade Norte, por exemplo, pode ultrapassar os 50%. Farta e promissora, a produção gaúcha é valorizada no mercado internacional e gera alta rentabilidade no campo. Com dinheiro na mão, porém, o agricultor de Passo Fundo vive um dilema: conter a euforia em investir diante da necessidade de acerto de contas do passado.
Em clima de otimismo, oficialmente a colheita da soja será aberta neste sábado em Tupanciretã, às 11h, com a presença do governador Tarso Genro. No Estado, segundo a Emater, a produtividade média deve superar 2,5 mil quilos por hectare e a produção poderá ultrapassar as 10,39 milhões de toneladas.
Com 6% dos 210 hectares colhidos, Pierdoná registra produtividade média de 3,9 mil quilos por hectare. Temendo falta de chuva, investiu em sementes e tecnologia. A precaução, porém, virou agradável surpresa:
– O resultado é ótimo, acima do esperado. Será o melhor de todos.