24 março 2011

Tipo de dengue em circulação em São Luiz Gonzaga é o 1

Município registra o maior número de 
casos da doença contraídos no Estado
O tipo de dengue que está circulando em São Luiz Gonzaga, nas Missões, é o 1, o mesmo registrado em Santa Rosa, na epidemia de 2010. A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Em Ijuí, no ano passado, o vírus da dengue que esteve circulando foi o 2. Já em Giruá, em 2007, o tipo era o 3.
Segundo a Secretária Estadual de Saúde, é importante saber o vírus em circulação para realizar o melhor controle da doença. Cada vez que uma pessoa contrai um dos tipos, fica imune a ele. No entanto, permanece suscetível aos outros tipos.
De acordo com o coordenador do Serviço de Infectologia e do Programa de Residência Médica em Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o médico  Luciano Goldani, contrair a doença mais de uma vez, por diferentes tipos, pode aumentar a probabilidade da dengue evoluir para a forma hemorrágica.
— Não é regra, já que em crianças e idosos, por exemplo, a dengue hemorrágica pode aparecer já na primeira contaminação — explica Goldani.
Em 2011, o Rio Grande do Sul já registra 483 notificações de casos suspeitos de dengue, a maioria no Noroeste e Missões. Do total, 32 casos foram confirmados, 19 deles importados de outros estados ou do Paraguai. Os outros 13 casos são autóctones, ou seja, contraídos no Rio Grande do Sul, 9 deles em São Luiz Gonzaga, nas Missões, e quatro em Santa Rosa, no Noroeste.