28 abril 2011

Inter reage e empate com o Peñarol no Uruguai

Com gol de Damião, Inter reage e empate com o Peñarol no Uruguai 
Crédito: Fabiano do Amaral
Terminou empatado em 1 a 1 o primeiro encontro entre Inter e Peñarol, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Em um jogo catimbado e com muitas faltas dos uruguaios, os comandados de Paulo Roberto Falcão precisaram mostrar poder de reação para igualar o placar em 1 a 1, diante de milhares de torcedores adversários. Corujo e Damião foram os goleadores da noite.
Com o resultado, o Inter chega às quartas de final com qualquer empate no jogo de volta. Mas antes de se encontrarem novamente, na semana que vem, no Beira-Rio, os dois têm clássicos. O Inter tem Gre-Nal no domingo, pela final da Taça Farroupilha, e o Peñarol encara o arquirrival Nacional, pelo Torneio Clausura local.
Renan salva. Mas não todas
O mítico estádio da capital uruguaia quase foi abaixo na entrada dos dois times no gramado. Fogos de artifício, histeria e bandeiras carboneras e coloradas indicavam que logo mais começaria um grande jogo. E, neste caldeirão, foram os anfitriões que atacaram primeiro. Com pouco mais de um minuto, Kleber evitou o gol do Peñarol após (a primeira) indecisão na área do Inter. Pouco depois, aos 6, em outro bobeio da zaga, Renan abandonou o gol e saiu nos pés de Pacheco.
Depois de ser encurralado no início, o Inter acordou. Aí, em boa tabela, se arriscou pela primeira vez pelas bandas da intermediária do Peñarol. Avançou até ser Andrezinho ser derrubado na risca da meia lua. Era uma falta daquelas. Ele mesmo cobrou, mas a bola não passou pela barreira.
E sabe como é. Se o ataque não brilha, o goleiro, lá atrás, aparece. Foi bem assim no Centenário. Renan salvou o Inter em duas vezes consecutivas aos 16, quando saiu nos pés de Rodríguez e, no rebote, deu uma bonita ponte para evitar que Freitas saísse comemorando. Tudo isso dentro da área, em meio à defesa colorada. No contragolpe, Leandro Damião foi derrubado violentamente por Valdéz quando os torcedores carboneros já estavam se apavorando. O volante, porém, só levou cartão amarelo.
Renan seguiu protagonizando boas intervenções, mas nada pôde fazer quando Martinucco foi até a linha de fundo pela direita e cruzou para trás, onde estava Corujo, em meio a três defensores vestidos de vermelho, aos 36. O uruguaio tocou meio estranho, mas a bola tinha endereço certo: o canto direito de Renan. O Centenário, lotado, explodiu: 1 a 0.
Damião deixa tudo igual
Para o segundo tempo, Falcão sacou Rafael Sobis para a entrada de Oscar. O jovem meia em poucos minutos já mostrou seu cartão de visitas, deixando dois para trás. Porém, pouco depois, caiu de rendimento, na estratégia do Peñarol de brecar qualquer reação do Inter a base de faltas. Já os comandados de Falcão, insistiram pelo alto, sem sucesso.
No entanto, não seria um ou dois zagueiros que parariam a maior aposta colorada. Fato. E num rápido contragolpe, Oscar lançou Leandro Damião, que ficou no mano a mano com o zagueio. O centroavante do Inter dominou, mirou e chutou. A bola deu leve toque em Valdez – autor da falta que quase o tirara do jogo na etapa inicial – e só parou no fundo das redes de Sosa. Golaço.
Depois da igualdade, não teve nem para a torcida, pois o Inter se adonou do Centenário. Contudo, apesar de reter mais a bola no campo ofensivo enquanto os uruguaios distribuíam carrinhos, faltaram as chances e, consequentemente, um segundo gol. Mas não fez falta e o primeiro encontro das equipes donas de sete troféus da Libertadores ficou igual.
Libertadores – Oitavas de Final
Peñarol 1 
Sosa; Alejandro González; Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Luis Aguiar, Freitas e Mier (Estoyanoff); Pacheco (Alonso) e Alejandro Martinuccio. Técnico: Diego Aguirre.
Inter 1
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Tinga) e D'Alessandro; Rafael Sobis e (Oscar) Leandro Damião. Técnico: Falcão.
Gols: Corujo (36/1º); Leandro Damião (19/2º);
Cartões amarelos: Valdez, Freitas, Darío Rodríguez, Martinucci; Tinga;
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai);
Local: Estádio Centenário;