12 abril 2011

Miniempresa começa em oito escolas de Santa Rosa

Grupo de voluntários
Achievers e advisers já estão a postos. Começou o programa Miniempresa em Santa Rosa. São 250 alunos - achievers - de oito escolas de Santa Rosa que integram o projeto neste ano. Orientam os alunos 40 profissionais voluntários - os advisers.
As miniempresas já estão formadas. Os alunos tiveram nas primeiras semanas noções sobre as quatro grandes áreas de um empreendimento: financeiro, recursos humanos, marketing e produção. Definiram seu produto, nome, missão e valores da cada organização. Participam do projeto o Colégio Concórdia, Instituto Sinodal Da Paz, Fema, Instituto Visconde de Cairú, Colégio Liminha, Instituto Federal Farroupilha, Escola Santos Dumont – Polivalente e Colégio Dom Bosco. Os encontros ocorrem uma vez por semana, de segunda a quinta-feira, nas escolas.
Os alunos estão em fase de produção dos protótipos, e na semana que vem todos produtos devem ser apresentados para a organização do projeto. Felipe Dorneles, diretor de Junior Achievement da Acisap, que promove o projeto em Santa Rosa, diz que assim que todas as escolas tiverem definido seus produtos, os mesmos serão apresentados para a comunidade: “alguns já temos conhecimento, são ideias inovadoras e criativas, que tem muita chance de conquistar o prêmio estadual de melhor produto”.
Os 40 advisers que atuam nas escolas são das empresas Sicredi, Unimed, SESI, Botolli Veículos, Pólo Automotiva, Cia das Peças, UNIJUÍ, Singular Assessoria em Gestão de Pessoas, Divtec Soluções Inteligentes, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ – Criatec, Casa Esporte - Miquim Esportes, Pampa Escritório Contábil, Monriso, Passarela Modas, Migrate e Vip Celulares.
A primeira atividade que deve reunir todas as escolas é um treinamento financeiro, que ocorrerá no dia 30 de abril, na Acisap. Outras atividades como Gincana das Miniempresas e Feira das Miniempresas estão sendo programadas.