29 abril 2011

Prazo para cadastro de produtores de leite é prorrogado até dia 15 de maio

Prazo foi prorrogado até o dia 15 de maio
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente informa que o prazo para o cadastro de produtores de leite, que iria até o final de mês de abril, foi prorrogado para o dia 15 de maio.
Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, das 2.077 propriedades rurais do município, cerca de 1.500 tem o leite como parte da receita mensal. “Não sabemos ao certo a quantidade de leite que se vende no município e nem o número exato de empresas que atuam na coleta do produto, mas acreditamos que aproximadamente 20 empresas atuem como captadoras de leite, sendo estas municipais, regionais e até estaduais”, explica o secretário.
Para que os produtores efetuem o cadastro, basta comparecer a secretaria e informar o nome completo e o nome da empresa a qual vende o leite produzido em sua propriedade. Até o dia 28 de abril, menos de 50 produtores haviam informado estes dados.
De acordo com o secretário, a intenção é criar um banco de dados exato das empresas que compram o leite três-maiense, para que se possa buscar uma padronização do preço do produto, que hoje esta sendo comercializado com valores que variam de R$ 0,52 a R$ 0,70. “Como temos vários projetos na área do leite, precisamos trabalhar com números e informações precisas”, ressalta.
Ortiz informa que a estimativa com que se trabalha atualmente é de que sejam produzidos cerca de 100 mil litros de leite por dia no município, para um rebanho de 20 mil animais, com 10 mil fêmeas em lactação. “Esses números só poderão ser concretos se os produtores nos auxiliarem, e, caso eles não compareçam a secretaria até a data limite para disponibilizar as informações necessárias, poderão ter problemas na retirado do bloco do produtor modelo 15”, explica.