31 maio 2011

Café de Cambona mobiliza a comunidade regional

Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
Sabe aqueles tempos em que a gente ia na casa da vovó comer bolinho frito e tomar café? Pois neste final de semana, os moradores da região das Missões puderam matar a saudade dos bons bolinhos e tomar um café de cambona. Mais de 15 mil pessoas estiveram em São Nicolau neste domingo, em um evento tradicional no município que resgata um pouco a história dos tropeiros que passavam pelo Rio Grande do Sul.
O café de cambona era feito pelos tropeiros que no século retrasado, levavam gado e mula para o interior de São Paulo. Eles carregavam quase tudo o que precisavam para se alimentar. E a primeira refeição do dia era o café.
Em São Nicolau, o evento existe desde 1988. Este ano, 28 entidades do município participaram. A prefeitura doou os mantimentos e os participantes fizeram o café e os bolinhos que são distribuídos de graça para a população.
Quem prepara o café passa o dia ao redor do fogo. Serviço puxado também para quem faz os bolinhos. Depois de todo o trabalho, a bandeja fica vazia em poucos segundos.
O melhor café de cambona é escolhido pelo voto popular.Além do prêmio para o melhor, as pessoas votavam no melhor bolinho frito, galpão mais original e galpão mais hospitaleiro. No final do concurso, os vencedores receberam o troféu. Depois de degustar os bolinhos com café, o público assistiu e até dançou com o show dos Monarcas.