05 maio 2011

Confirmado primeiro caso de dengue importada em Tucunduva

Foi confirmado, no final do mês de abril o primeiro caso de dengue em Tucunduva. A pessoa adquiriu a dengue em Santa Rosa, enquanto realizava atividades em uma área de risco do município, caracterizando assim um caso de dengue importada.
– É importante salientar que esse é o primeiro caso de dengue notificado e confirmado em Tucunduva. O paciente esteve em área de transmissão de dengue no município de Santa Rosa e por vínculo epidemiológico o caso foi considerado importado do município de Santa Rosa, esclarece a diretora de saúde Raquel Fockink.
As medidas de prevenção foram tomadas conforme orientações do Ministério da Saúde, após a confirmação deste caso. Primeiramente foi realizada a busca ativa de casos sintomáticos pelas agentes comunitárias de saúde, e busca de vetores –mosquito transmissor da Dengue – e borrifação de inseticida pelos agentes de combate a endemias na área próxima a residência do caso suspeito. Após a confirmação do caso a área de cobertura do UBV (borrifação de inseticida) aumentou para um raio de 300m.
Os pacientes suspeitos de dengue apresentam febre com duração máxima de sete dias acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor no corpo e nas articulações, mal estar e cansaço extremo. Os primeiros sintomas costumam aparecer de cinco a seis dias após a picada do mosquito infectado, mas o vírus pode permanecer em incubação de três a quinze dias. Ao perceber os primeiros sintomas o indivíduo deve procurar imediatamente o médico. O tratamento é feito basicamente com repouso e a ingestão de bastante líquido. A duração do quadro clínico é entre 7 e 10 dias.
Ainda conforme a diretora de saúde de Tucunduva, mesmo com a chegada do inverno, a população deve continuar com as medidas de prevenção a dengue, pois ao contrário do que muitos pensam o mosquito não “adormece” no frio. O que acontece é que durante o inverno os mosquitos ficam com o metabolismo mais lento. Os ovos que a mosquito fêmea coloca podem ficar nos recipientes por mais de um ano. Em contato com a água eles eclodem e se transformam em larva, passando por estágios da larva, pupa e em mosquito. O ciclo de vida de um mosquito pode durar até 35 dias.
Precisamos evitar a proliferação do mosquito, eliminado os focos de água parada, local de reprodução do mosquito.