19 maio 2011

Contra a obesidade, médicos exigem fim do palhaço Ronald McDonald

Contra a obesidade, médicos exigem fim
do palhaço Ronald McDonald 
Crédito: AFP
Centenas de médicos americanos participam de uma campanha para proibir a rede de lanchonetes McDonald's de promover seus produtos com o palhaço Ronald. Eles reclamam da influência do palhaço entre as crianças e querem que o mascote seja eliminado. Os profissionais da saúde publicaram carta aberta nos grandes jornais do país, às vésperas de uma reunião anual dos diretores do McDonald's em Chicago, que será realizada na quinta.
Um grupo de religiosas já havia proposto que o McDonald's publicasse na ocasião um documento avaliando sua resposta às "preocupações da opinião pública a respeito da relação entre fast food e obesidade infantil". A carta dos médicos vai além e pede ao McDonald's que deixe de incluir brindes em seus "McLanches Felizes", refeições que contêm sanduíches hipercalóricos e ricos em sal, gordura e açúcar.
O palhaço Ronald McDonald – que enfeita as fachadas das lojas com seus enormes sapatos e cabelos vermelhos – tem sido usado por décadas como um simpático porta-voz corporativo. Em um comunicado, o McDonald's defendeu seu mascote, seus cardápios e sua política de publicidade.
"Como o rosto da Ronald McDonald House Charities (braço encarregado das atividades de caridade do grupo), Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado", garantiu a rede de lanchonetes. "Servimos alimentos de alta qualidade e nossos 'McLanches Felizes' propõem opções e variedade nas porções adaptadas às crianças", continuou.