11 maio 2011

Coordenação e equipe técnica do programa Telemedicina visitam São José do Inhacorá

Enfermeira mostra as funcionalidades
A definição de Telemedicina é simplesmente a aplicação da arte médica à distância sem que haja contato físico direto para a manutenção ou complementação da relação médico-paciente, fazendo uso apenas de qualquer meio de comunicação que possa unir dois ou mais pontos distantes fisicamente apenas interligados por rede wireless (sem fio). Dentre os usos de telemedicina mais conhecidos estão a videoconsulta médica, os trabalhos colaborativos e o estudo de casos; a educação à distância, o aperfeiçoamento e a atualização na área de capacitação profissional; e a segunda opinião, onde o médico que realizou a consulta tira dúvidas com um especialista na área de cardiologia que está de plantão, acarretando desta forma em um telediagnóstico.
Dando seguimento a este programa implantado e em pleno funcionamento desde 2008 no município de São José do Inhacorá, através do Hospital São Francisco de Assis, que no último dia 06 de maio recebeu a visita da coordenação e equipe técnica da capital gaúcha para o treinamento de atualização que durou aproximadamente uma hora.
Nesta oportunidade foi apresentado um novo programa de Vídeoconsulta – que se pode definir como uma consulta em tempo real junto a especialistas na área de cardiologia do Centro de Telessaúde – Instituto de Cardiologia, de Porto Alegre/RS. Dentre esta gama de softwares disponíveis para o auxílio na área da Saúde, há também outro programa de videoconferência para troca de experiências, aulas, atualizações de conteúdos que visam a capacitação e integração dos profissionais da saúde.