23 maio 2011

COTRIMAIO participou da apresentação da cadeia produtiva do grão no RS durante o Fórum Nacional do Trigo

Silceu dalberto e Amilton Dotto estiveram no Fórum
No dia 17/05, a COTRIMAIO participou do VI Fórum Nacional do Trigo, no salão da Sociedade Ginástica na cidade de Ijuí/RS, onde os representantes diretor presidente, Amilton Dotto, diretor secretário, Silceu Dalberto, eng. Agr. e gerente de produção, João Carlos Loro, assessor comercial, Mauro do Rosário e o eng. Agr. Marcos Schneider, participaram de palestras como a Cadeia Produtiva do Grão no RS. "A solução de todos os problemas das diferentes cadeias produtivas é resolvida com fóruns desta natureza. E o que estiver ao nosso alcance, faremos para defender os interesses dos produtores da nossa região”, destaca o diretor presidente da COTRIMAIO, Amilton Dotto.
O cenário para a produção mundial de alimentos é positivo e essa projeção otimista pode se aplicar ao mercado do trigo. A avaliação é do secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fábio Galvão Bueno Trigueirinho, palestrante do VI Fórum Nacional do Trigo, aberto oficialmente na noite de segunda-feira (16). Trigueirinho foi enfático sobre a necessidade de os produtores brasileiros buscarem o mercado externo tendo em mente países em desenvolvimento, como China, Índia e Indonésia.
Embora a venda de trigo para esses países ainda seja tímida em relação à de outros produtos nacionais, como açúcar, óleos vegetais, farelos, oleaginosas e arroz, Trigueirinho acredita que o crescimento da renda naqueles países continuará a impulsionar seus consumos internos de alimentos, favorecendo, inclusive, o trigo brasileiro.
A busca pelo mercado internacional seria uma alternativa para o setor tritícola, que perdeu espaço no mercado brasileiro após a criação do Mercosul. Para fortalecer o bloco econômico, o Brasil passou a exportar aos vizinhos do Mercosul produtos industrializados da região Sudeste, em troca, passou a importar trigo da Argentina. "A base desse acordo precisaria ser revista, pois o trigo é fundamental no sistema agrícola da Região Sul", disse o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.
A logística de transporte e armazenagem foi apontada como outro grave entrave à produção de grãos. Segundo Trigueirinho, 60% do transporte é feito por rodovias, 33% por ferrovias e 7%, por hidrovias. "O custo portuário brasileiro é altíssimo", exemplificou. A busca por seguro agrícola que proteja o investimento do produtor das adversidades climáticas e a sustentabilidade ambiental também foram apontadas como fatores decisivos para o sucesso da atividade.