25 maio 2011

Dia do Desafio começa no Estado com corrida na Capital

Três de Maio, com seus 23.333 habitantes, compete com a 
cidade mexicana de Camargo, que possui 47.209 habitantes
Exatamente às 0h01min desta quarta-feira foi dada a largada para a edição 2011 do Dia do Desafio no mundo todo. No Rio Grande do Sul, segundo o Sesc, que promove o evento no Brasil, 464 municípios (93,5%) sediarão a prática de atividades físicas até as 21h. Uma corrida de 5 km reuniu 953 moradores da Capital já no início da madrugada.
Além de corredores, o percurso recebeu ainda ciclistas, patinadores e um grupo do quartel na região da Usina do Gasômetro. A partir das 7h, diversas atividades devem ocorrer em Porto Alegre, em locais como o Centro Administrativo, Parque da Redenção, Parcão e Mercado Público, além de escolas e instituições dos governos estadual e municipal.
O governador Tarso Genro, juntamente com secretários estaduais, participa de aula de ginástica às 8h30min no Centro Administrativo, enquanto o prefeito da Capital, José Fortunati, entra em atividade física às 14h30min, no Paço Municipal.
— O Dia do Desafio promove que as pessoas se envolvam em alguma prática esportiva durante pelo menos 15 minutos no horário de trabalho. Prevemos um aumento da participação dos gaúchos para este ano. Somente na corrida noturna, tivemos quase 50% a mais de adesão que em 2010 — lembra o coordenador de esportes do Sesc, Marcelo de Campos Afonso.
Marcelo explica também que qualquer pessoa pode contribuir para aumentar o número de participações. Neste ano, Porto Alegre concorre com Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
— Os praticantes podem ligar direto para o Sesc (3284-2000) explicando que pedalaram, correram, caminharam, dançaram até as 21h que os pontos serão acumulados automaticamente.
Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
No Interior
Em algumas regiões do interior do RS, as atividades iniciaram na madrugada, como em Balneário Pinhal, com ações no ginásio da Escola Calil Miguel Allem, assim como Cidreira, que realiza o campeonato de futebol na madrugada e Passo Fundo, a qual promove o campeonato de skate e futebol society.
As atividades no Estado vão de aulas de alongamento em locais públicos a ginástica laboral nas empresas e comércio.