18 maio 2011

Dois municípios da região foram notificados por falta de agentes da dengue

Guilherme Canal, RBS TV Santa Rosa
Subiu para 133  os casos confirmados de dengue em Santa Rosa. Próximo dali, a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde notificou dois municípios da região por estarem sem agentes de endemias que controlam a circulação do mosquito e os focos da doença.
São Paulo das Missões e Campina das Missões não tem casos confirmados de dengue, mas os índices de infestação estão acima de 1%, o máximo tolerado pelo Ministério da Saúde. Mesmo assim, o controle da doença reduziu nos últimos dias pela falta de agentes da dengue.  Em Campina das Missões   a funcionária pública Delvair Luft mostra que a última vez que o agente visitou sua residência foi em fevereiro.
Quem mora próximo de depósitos de entulhos fica preocupado.
- Deixar só na mão da população não adianta, porque muitas pessoas pensam que em sua casa não acontece esse problema – comenta o comerciante João Miguel Perius.
O Estado determina a contratação de agentes e os dois municípios foram notificados pela Coordenadoria a contratar agentes o mais rápido possível.
O prefeito de São Paulo das Missões, Valmir Thume, afirma que não foi notificado, mas contratou um funcionário como cargo de confiança até que seja aberto concurso público. Desde segunda-feira, ele faz a inspeção em cerca de 450 residências.
- Está fazendo um monitoramento, tanto na cidade como no interior. Dispomos também de um motorista para acompanhá-lo nas ações.  - justifica o prefeito.
Em Campina das Missões, os agentes que tinham contratos temporários foram exonerados em fevereiro. Segundo a administração, foi um pedido do Tribunal de Contas. Um concurso para contratar dois agentes de endemias foi realizado e os novos servidores deverão ser chamados no começo de junho.