O encontro recebeu o professor da UFRGS, Dr. Renato Zamora Flores, e a professora da Setrem e psicóloga Jeane Lessinger Borges |
Durante o dia de hoje, 20, profissionais da saúde, educação e assistência social de Três de Maio e região, se reuniram na Câmara de Vereadores para realizar um encontro em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.
O encontro recebeu o professor da UFRGS, Dr. Renato Zamora Flores, e a professora da Setrem e psicóloga Jeane Lessinger Borges, para explanarem sobre as consequências que o abuso pode causar.
Renato explicou sobre os efeitos neurológicos do abuso sexual e como é possível educar sem bater. A psicóloga Jeane apresentou seu estudo sobre as consequências cognitivas e emocionais do abuso sexual infantil.
Segundo a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lao Tse Bertoldo, o encontro procurou mobilizar os participantes para que realizem uma reflexão contínua sobre o tema e busquem sempre alternativas para combater este tipo de violência. “Esperamos que todos tenham aproveitado o evento, para saber um pouco mais do que acontece a nível cerebral em situações de violência infanto-juvenil”, explica.
Participaram do evento o prefeito, Olívio José Casali, o promotor do Ministério Público, Pablo da Silva, o secretário interino da Assistência Social, Cristiano Massuda Grenzel e o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny, além de vereadores, secretários, e demais autoridades.
Em uso da palavra, o prefeito Casali ressaltou que é através da soma de esforços que se enfrentam os problemas. “Devemos sempre integrar a comunidade e profissionais da educação, saúde, e poderes públicos, para que possamos cuidar melhor das crianças e adolescentes, pois eles são o nosso futuro”.
Para o promotor Pablo, o auditório lotado demonstrou a seriedade com que a comunidade enxerga o tema. “As consequências causadas às crianças e adolescentes vítimas de abuso requerem mobilizações como a do dia de hoje, e o Ministério Público sempre irá apoiar estas iniciativas”, destaca.
O evento contou com uma apresentação artística dos alunos do Centro de Referência da Assitência Social (CRAS) e ao término do encontro, que ocorreu no final da tarde, todos os participantes receberam um certificado.