05 maio 2011

Grêmio joga mal, perde no Chile e está fora da Libertadores

Grêmio perde para Universidad e segue 
Inter pela porta dos fundos da Libertadores 
Crédito: Martin Benneti/AFP
A Universidad Católica venceu novamente e eliminou o Grêmio da Libertadores. Mirosevic entrou no segundo tempo para marcar, de cabeça, o gol de misericórida que terminou de tirar o Rio Grande do Sul da Libertadores. O Tricolor não conseguiu superar os desfalques e acabou eliminado ao perder de 1 a 0. Agora, com a derrota do Inter para o Peñarol, só resta à dupla Gre-Nal a decisão do Campeonato Gaúcho.
O Grêmio pressionou na etapa inicial e levou perigo ao gol de Garces, mas também deu chances para a Universidad. Apesar de atuar em casa, o clube chileno jogou no contra-ataque, aproveitando a vantagem no placar agregado. No segundo tempo, o Tricolor novamente tomou a iniciativa, mas não encontrou soluções para abrir o placar, apenas especulando em chutes de fora da área.
Poucas chances para quem precisava de dois gols
Júnio Viçosa, Douglas e Fernando protagonizaram as melhores chances do Tricolor gaúcho. Logo aos 10 minutos, Mario Fernandes tabelou com Douglas e cruzou para Viçosa. Ele cabeceou e a bola passou muito perto do gol. O perigoso argentino Lucas Pratto, contudo, deu seu recado aos 31 minutos. A bola foi alçada na área e ele aparou de cabeça, sem marcação. O testaço foi no canto direito, mas Marcelo Grohe fez grande defesa e espalmou para escanteio.
O próprio Douglas perdeu grande chance aos 36 minutos, quando recebeu sozinho, na entrada da área. Ele chutou colocado, tentando encobrir o goleiro, mas a bola subiu demais. A resposta da Universidad veio com Pratto e com Silva, no final do primeiro tempo: Pratto recebeu na área, de costas, rolou para Silva que chutou forte, mas a bola subiu demais.
Na segunda etapa, o Tricolor tentou pressionar no primeiro minuto, com Lins, mas este foi desarmado e a partir daí a partida ficou à feição do Universidad. O La Católica se fechou e, com poucos jogadores criativos, o Grêmio encontrou dificuldades para levar perigo, a não ser em bolas alçadas de longe e chutes mal-direcionados, principalmente com Adilson.
Técnico arrisca um 4-3-3, mas Tricolor não chega às redes
Renato ainda tentou colocar o time para frente, trocando Rafael Marques por Leandro, mudando o time para um 4-3-3. A formação diferente, contudo, apenas abriu mais espaços e não chegou a gerar oportunidades de gol. Aos 34 minutos, Escudero entrou no lugar de Lins, que foi apagado no segundo tempo. O argentino, porém, participou apenas de dois lances, sem efetividade. Num deles tentou invadir a área a dribles, mas foi barrado pela zaga.
A última grande oportunidade ocorreu na metade do segundo tempo. Fernando foi lançado por Vilson na linha de fundo e cruzou para a área. A bola resvalou na defesa e Viçosa aparou de voleio para o gol. Em cima da linha, porém, a zaga tirou para a intermediária.
As soluções se esgotaram aos 41 minutos. Gutierrez subiu livre pela direita em contragolpe e cruzou para a área. O herói Pratto não achou a bola, mas o predestinado Mirosevic, que entrou na segunda etapa, aparou com perfeição, no ângulo direito, sem chances para Marcelo Grohe.
Com cinco minutos para jogar, o Grêmio ainda tentou ir para cima com Vinícius Pacheco no lugar de Mário Fernandes, e este ganhou uma falta no último minuto de partida. Douglas cobrou para boa defesa de Garcés. Amarilla apitou o final da partida. E fim da Libertadores para o Rio Grande do Sul.