17 maio 2011

Obra parada em Horizontina

Foto: Danusa Winz, divulgação
Aguardada com ansiedade pelos moradores de Horizontina, a construção do contorno viário que tiraria o fluxo de caminhões de grande porte do centro da cidade não tem data para sair do papel.
Um ano após a assinatura do contrato, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) suspendeu temporariamente o convênio por falta de recursos.
Reivindicada por mais de duas décadas, a ligação entre as rodovias Três de Maio-Horizontina (ERS-342) e Horizontina-Crissiumal(ERS-305) traria alento aos produtores da região. A nova estrada de 7,9 quilômetros contribuiria para o escoamento da produção de milho, soja e das máquinas plantadeiras e colheitadeiras que são fabricadas na cidade, pois facilitaria o trajeto da Região Noroeste até o oeste catarinense, Paraná e São Paulo.
Segundo o contrato, assinado em maio do ano passado, Horizontina deve arcar com 20% da obra de R$ 8,8 milhões. O recurso municipal é destinado ao projeto de licença ambiental, ao projeto de engenharia e indenizações aos moradores das áreas atingidas.
Conforme o prefeito Irineu Colato (PP), a parte que cabia a Horizontina está sendo feita, mas o projeto não prospera. Enquanto isso, os caminhões precisam passar por dentro da cidade, comprometendo o asfalto e causando insegurança em razão do grande porte dos veículos.
– Diariamente , cerca de cem caminhões precisam passar pelas principais ruas do município.A multinacional John Deere traz milhões de reais em arrecadação para o Estado, apesar disso, não temos esta contrapartida – alega o prefeito Colato.
O que diz o DAER
O assessor da Diretoria Geral do Daer, Milton Cypel, confirma que o convênio foi suspenso, mas espera que até o final do mês um prazo possa ser dado à população de Horizontina. Segundo Cypel, o motivo é a falta de recursos. No orçamento aprovado pelo Estado, o departamento solicitou R$ 105 milhões para realizar obras deste tipo no interior do Rio Grande do Sul, no entanto o valor recebido foi de R$ 13 milhões, o que inviabilizou o início da construção do contorno viário.