17 maio 2011

Prefeito ainda desconfia da retomada do trem em Santa Rosa

Foram 15 anos de paralisação
Depois de 15 anos, o trem voltou a circular em Santa Rosa na semana passada. A primeira carga partiu de Cruz Alta e chegou ao terminal da Cotrirosa. Trinta vagões estão sendo carregados com soja, a qual terá como destino o porto de Rio Grande. O carregamento dos vagões corresponde a 1.500 toneladas de soja granel, o equivalente a 44 carretas do grão.
Orlando prefere ter cautela
Além do escoamento de grãos ao Porto de Rio Grande, a Cotrirosa também utilizará o transporte para o retorno de fertilizantes, a partir de novos acordos comerciais com a América Latina Logística – ALL. Inicialmente quatro empresas do ramo agrícola de Santa Rosa serão atendidas pela ferrovia. A circulação do trem deve ser diária, portanto, será realizada uma campanha de conscientização das medidas de seguranças necessárias.
O prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, no entanto, prefere manter cautela antes de confirmar definitivamente a retomada do modal. Muitas pessoas já se manifestaram contra a volta do transporte ferroviário ao município, pois a ALL não traria nenhum lucro a Santa Rosa e ainda tiraria o frete dos caminhoneiros.