08 junho 2011

Brasil vence Romênia por 1 a 0 em jogo que só valeu pela despedida de Ronaldo

Brasil vence Romênia em jogo que só valeu por despedida de Ronaldo 
Crédito: Vanderlei Almeida / AFP / CP
O Brasil cumpriu o protocólo da festa e venceu a Romênia nesta terça-feira. Mas a lembrança do Brasil fica pela despedida de Ronaldo da camisa canarinho. E como bom artilheiro, ele esteve todos os 15 minutos em campo próximo de fazer seu gol. Foram três chances, duas delas salvas pelo goleiro estraga prazeres Tatarusanu.
Ronaldo amenizou os gols perdidos e resumiu a carreira em uma frase, após fazer sua volta olímpica e discursar para o público: "Eu me consagrei quando estava valendo", Sem os tentos de Ronaldo, ficou para Fred a honra de, além de ser substituído, abrir o placar do jogo especial.
Aos 20 minutos, Maicon cruzou para Neymar, ele ensaiou uma finta no goleiro, mas serviu com açúcar para Fred, na frente do gol. Ele só precisou cutucar para as redes, sem qualquer marcação. Ele homenageou o eterno nove da Seleção com uma celebração tradicional do ídolo, balançando o indicador e correndo para a torcida.
A Romênia foi limitada como se esperava. Ficou contente em se defender, com todos atrás da linha de meio de campo, quando o Brasil tinha a bola. Mesmo atrás no placar, passou o segundo tempo sem testar Victor, que apenas assistiu o jogo. No finalzinho, ainda precisou fazer uma defesa em bola chutada da intermediária, a única do jogo.
A secação sobre Tatarusanu, por defender os "gols" da despedida, acabaram dando resultado na metade do segundo tempo. Ele sentiu lesão na coxa e precisou ser substituído por Pantilimon.
Acima do peso, craque protagonizou as principais chances de gol nos 15 minutos
em que atuou | Foto: Nelson Almeida/AFP/CP
Nilmar foi o substituto de Ronaldo para a etapa final, formando um ataque leve ao lado de Robinho e servidos por Neymar. O prodígio do Santos, contudo, daria lugar a Thiago Neves, enquanto Lucas (do São Paulo) substituiu Robinho. Sandro, ex-Inter, sentiu lesão e deu lugar a Lucas Leiva, ex-Grêmio.
O saldo do segundo tempo acabou sendo menor do que a torcida esperava. O Brasil tocou bem a bola, mas mostrou menos ímpeto do que a na etapa inicial. As chances de gol acabaram resumidas a chutes de fora da área, deixando os três lances de Ronaldo com o destaque merecido.
Confira a lista dos convocados para a Copa América:
Goleiros: Julio Cesar, Victor
Laterais: Adriano, Daniel Alves, André Santos
Zagueiros: David Luiz, Lúcio, Luisão, Thiago Silva
Meio-campistas: Elano, Elias, Jadson, Lucas Leiva, Lucas, P.H. Ganso, Ramires, Sandro
Atacantes: Alexandre Pato, Fred, Maicon, Neymar, Robinho