09 junho 2011

Comunidade poderá influenciar no atendimento de saúde

“Ainda existem alguns problemas estruturais na Secretaria
da Saúde"
Há mais de um mês, a Secretaria da Saúde de Três de Maio está realizando encontros nos bairros do município para ouvir as reivindicações da comunidade em relação ao setor. O objetivo  dos encontros é catalogar informações que possam melhorar a qualidade nos postos de saúde e resolver os problemas desta área.
Segundo o Secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, as principais reclamações da comunidade envolvem a marcação de consultas, atendimentos, consultas especializadas e a distribuição de medicamentos. “Ainda existem alguns problemas estruturais na Secretaria da Saúde, que assim que resolvidos, poderão melhorar o quadro de funcionamento”, destaca.
De acordo com Fonseca, a situação é que agora existem mais acessos as consultas especializadas do que há quatro anos, o número de médicos aumentou e   consequentemente aumentou o número de necessidades. “O problema é que o orçamento do município não aumentou conforme a demanda de pacientes, pois muitas pessoas que possuíam planos de saúde e convênios abandonaram estes atendimentos e passaram a utilizar o SUS”, ressalta.
O secretário informa que ainda restam realizar as pré-conferências de saúde nas localidades de Barrinha, Consolata, Progresso e Manchinha, e que após isso, será realizada uma sintetização dos problemas. “Iremos fazer um raio X de Três de Maio, baseado no que a comunidade acha que está bom e no que deve melhorar”, destaca.
Ao final dos encontros, que devem ocorrer no mês de julho, será realizado um seminário municipal para apresentar a administração e aos servidores os resultados obtidos, e em seguida serão realizados seminários nos bairros, para apresentar os problemas e as soluções à comunidade.
Conforme Fonseca, um dos problemas que deve ser resolvido é com relação ao horário e a forma em que as consultas são marcadas, que foi uma das principais reclamações da comunidade. “Finalizadas as pré-conferências, quem ditará a forma de marcar as consultas e o horário será a população de cada bairro e distrito. Iremos levar estas questões para que as pessoas decidam a melhor forma e horário para marcar as suas consultas, e o que for definido pela população, é o que iremos implantar”, enfatiza.