26 junho 2011

Ex-ministro da Educação, gaúcho Paulo Renato de Souza morre de infarto

Político e economista gaúcho sofreu um infarto em São Roque, onde
passava o feriado de Corpus Christi
Foto:Emílio Pedroso / Agencia RBS
O ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza, 65 anos, morreu na noite deste sábado em São Roque, no interior de São Paulo. Natural de Porto Alegre, o político passava o feriado de Corpus Christi em um hotel da cidade paulista quando sofreu um infarto. As informações são do G1.
Paulo Renato chegou a ser socorrido, mas não resistiu, informou a assessoria do governo do Estado de São Paulo. O velório deve ser realizado neste domingo na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O político e economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso e secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (PSDB). O ex-governador de São Paulo e candidato à presidência da República em 2010 lamentou a morte de Paulo Renato de Souza pelo Twitter.
— Foi-se Paulo Renato, meu querido amigo, um dos maiores homens públicos do Brasil. Foi um grande secretário e um grande ministro da Educação — escreveu Serra.
Dentre as suas realizações à frente do ministério da Educação estão o Enem — a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema nacional de ensino — criado em 1998, durante sua gestão. Paulo Renato de Souza foi também reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1986 e 1990, e gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.