15 junho 2011

Governo do Estado anistia dívidas de pescadores e agricultores familiares

Nesta primeira ação foram anistiados 95 
contratos, envolvendo cerca de 600 famílias
O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (14) à tarde, na sede da Colônia de Pescadores Z-8, em São Lourenço do Sul, o documento que anistia as dívidas relativas aos programas Funterra, RS Rural e Feaper. O município foi escolhido para o início da entrega das cartas de anistia em razão da enchente ocorrida no mês de março, onde a maioria dos pescadores perderam redes, embarcações e outros materiais de trabalho. Nesta primeira ação foram anistiados 95 contratos, envolvendo cerca de 600 famílias, num total de R$ 2,3 milhões.
O ato contou com a presença do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, do prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, da gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, do presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Ivan Kuhn, de pescadores artesanais e diversas autoridades do âmbito municipal, regional e estadual.
O secretário Ivar Pavan disse que, com este ato, o Governo do Estado reconhece as dificuldades das famílias em saldar os compromissos, devido aos eventos climáticos desastrosos na região e recupera a cidadania de famílias que, livre das dívidas, terão condições de recuperar crédito e a capacidade de investir novamente.
O presidente da Côlonia de Pescadores Z-8, Ivan Kuhn, salientou a elevação da auto-estima dos pescadores, dizendo que chegou ao fim uma longa jornada de tentativas de anistia sem sucesso e que agora o sentimento é de motivação. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, 45 mil contratos serão anistiados no Estado, perfazendo um montante superior a R$ 60 milhões de reais.


Texto: Marco Medronha
Foto: Bruno Souza