17 junho 2011

Tecidos tecnológicos e trabalho artesanal marcam quarto dia de SPFW

Isabeli Fontana desfila criação da Cia 
Marítima
Foto:  Divulgação  /  Agência Fotosite
O quarto dia de desfiles da temporada primavera-verão 2012 da São Paulo Fashion Week (SPFW) teve de tudo um pouco. Começou com um desfile na casa da estilista, seguiu com uma viagem a Portugal com direito a modelo andrógeno na passarela e acabou com uma overdose de tops na passarela.
Mas o que diferenciou esse dia dos demais foram o tecido gelatinoso apresentado pela grife de moda praia Água de Coco e o trabalho artesanal de Priscilla Daroult.
A Água de Coco surpreendeu a plateia com um tecido com transparência e efeito molhado, que ganhou o apelido de gelatina. Além da inovação no tecido, o que se viu na passarela da grife foi muita vontade de criar e fugir do padrão, mesmo que muitas vezes isso tornasse as peças impossível de serem utilizadas na vida normal. O desfile foi muito colorido, com cores vibrantes e estampas gigantes.
Já Priscilla Daroult se inspirou nas ilustrações da década de 1920 e na atriz Josephine Baker para apresentar peças extremamente artesanais. Os vestidos eram feitos com uma espécie de trama, o que conferia uma cara de cestaria à coleção. Se valendo de cores sóbrias, o resultado foi extremamente sofisticado e muito rico nos detalhes.
A Maria Bonita, que tradicionalmente apresenta um dos desfiles mais elegantes da SPFW, não decepcionou. Com o tema na influência portuguesa sobre o Brasil, a grife emocionou a plateia ao apresentar a coleção ao som de "Fado Tropical", de Chico Buarque. Ícones portugueses como os azulejos, os bordados e a tapeçaria feita à mão estavam lá, sem cair no clichê. Destaque para alças de ouro e recortes a laser.
A Cia Marítima encheu a passarela de tops para mostrar às consumidoras o que estará nas araras no verão: cores vibrantes, maiôs engana-mamãe e biquínis de todos os tamanhos. Paula Raia, que estreou carreira solo após a dissolução da Raia de Goeye, escolheu apresentar a coleção na própria casa. O desfile contou com uma apresentação de hip hop. Destaque para os recortes e a silhueta mais solta.