Foto: Ramone Pacheco |
Na última sexta-feira, dia 12, a Associação de Deficientes Visuais – Nova Vida (ASDEVI) realizou um almoço comemorativo em alusão ao aniversário de um ano do grupo, que ocorreu dia 6 de agosto.
Estiveram presentes neste ato, o prefeito Olívio José Casali; a primeira dama e coordenadora do Núcleo do Instituto da Mama (Imama), Elizabeth Caraffa Casali; os secretários de Assistência Social, Educação, Saúde, Indústria e Comércio; bem como demais representantes da municipalidade.
O prefeito salientou que ainda neste ano a administração municipal pretende disponibilizar um espaço para que a ASDEVI possa realizar suas atividades, que até então estão sendo realizadas no salão do bairro Oriental.
Na oportunidade, os integrantes da ASDEVI cantaram o hino da entidade, e o presidente agradeceu a presença de todos, destacando que se não fosse pelo apoio da prefeitura municipal e da enfermeira Angelita, o grupo não teria chegado tão longe.
O vice-presidente ressaltou que todo o auxílio que a ASDEVI recebeu foi o que possibilitou aos integrantes andar com as próprias pernas. “Com a ajuda de alguns podemos nos somar a todos para sermos incluídos na sociedade, por isso escolhemos o nome Nova Vida, onde caminhamos em busca do sol”.
A enfermeira Angelita relatou que iniciou no acompanhamento do grupo à pedido de familiares dos deficientes visuais, pois alguns destes estavam entrando em depressão e alcoolismo, e a criação da ASDEVI foi uma maneira de amenizar estes problemas. “Passamos a realizar um acompanhamento do grupo, e visitar uma clínica de reabilitação no município de Giruá, que nos dá suporte e proporciona aos integrantes maior autonomia em atividades como o Braille e manuseio de bengalas”, informa.
Angelita agradeceu a parceria da prefeitura municipal, das secretarias, do Rotary, Lions e Setrem, que auxiliam a ASDEVI com equipamentos adaptados, técnicos, monitores, e na aquisição de materiais e jogos, para que os deficientes visuais possam realizar suas atividades com todo o suporte que necessitam.