02 agosto 2011

O adeus a José Westphalen Corrêa

Westphalen deixa mulher, três filhos e dois netos
Ex-prefeito de Cruz Alta, no noroeste do Estado, e ex-deputado estadual, José Westphalen Corrêa morreu ontem, aos 83 anos, em Curitiba (PR). Ele lutava contra um câncer no fígado havia um mês. O corpo foi velado em cerimônia restrita a familiares e será cremado na manhã desta quarta, na capital paranaense.
Westphalen nasceu em Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Mas foi na capital do Paraná que fez a graduação em Medicina e conheceu e se casou com Sahra Faria. Em 1952, o então jovem médico se transferiu para Cruz Alta a fim de exercer as atividades profissionais, como radiologista.
Na cidade do Noroeste, engajou-se na política. Elegeu-se vice-prefeito em 1963, assumindo como prefeito em 1964, após o golpe militar, e depois ocupou o cargo por mais três vezes. Diversas obras na cidade ficaram conhecidas como marcas suas. A construção do Ginásio Municipal de Cruz Alta, a Casa de Cultura e o Parque Integrado de Exposições são alguns exemplos.
Entre 1990 e 1994, o político do PP ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa, na qual foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Na sua gestão, foi formatado o Código Florestal gaúcho. Na legislatura seguinte, foi convocado para assumir como suplente, da mesma forma que havia ocorrido na década de 60.
_ José Westphalen Corrêa reunia características ímpares, somando-se amizade, caráter e bondade. Como político e homem público, soube distinguir-se pela probidade e iniciativas pioneiras. É uma grande perda para os progressistas, para Cruz Alta e para o Rio Grande _ destacou o líder da bancada progressista na Assembleia, deputado João Fischer.