12 agosto 2011

Santo Ângelo é o primeiro município do Noroeste a ter Linha Direta Simers

Por Juliana Gomes
O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, lança nesta quinta-feira (11), em Santo Ângelo, um novo canal de conexão da entidade com a categoria. Na sala dos médicos do Hospital Santo Ângelo, Argollo inaugurará a partir das 18h a Linha Direta Simers, um telefone a ser acionado pelos profissionais em situações de dificuldade para ter o apoio da entidade em tempo real. A iniciativa é inédita entre sindicatos médicos em todo o país. Será o primeiro telefone na região das Missões.
Hoje ainda, às 17h, Argollo fará uma visita à Câmara de Vereadores, com a presença de integrantes do Executivo Municipal, onde tratará de temas sobre o atendimento médico na região e carências, além de apresentar a proposta de criação de uma carreira pública estadual de médicos. O mecanismo é apontado como saída para resolver a grande carência de profissionais em pequenos e médios municípios.
Já às 19h30min, ocorrerá uma Assembleia Geral dos médicos que tratará da criação de novas Faculdades de Medicina, tema que tem ganhado espaço em muitas cidades que veem na abertura de novas escolas a solução para a falta de médicos. Este caminho tem forte crítica do Simers. Em plenárias já realizadas em outras regiões do Estado, a categoria aprovou medidas contra novas faculdades. O Rio Grande do Sul já tem o dobro do número de médicos que preconiza o Ministério da Saúde. Após a assembleia, os dirigentes do Sindicato lançam as ações do Novo Simers, que incluem a Linha Direta, e fazem confraternização com os médicos de toda a região. Argollo receberá o Prêmio Missioneiro.
Temas em discussão
Dificuldades no atendimento, equipamentos e equipes insuficientes para prestar os cuidados aos pacientes (na rede básica e na hospitalar) e dificuldade para a transferência de doentes, temas que o Simers já pauta no dia a dia de sua ação política, devem ganhar mais agilidade na busca por medidas que possam melhorar as condições de trabalho.
Argollo também deve falar, durante o lançamento do canal, sobre a proposta de criação de uma carreira médica estadual, para resolver a falta de profissionais nos pequenos e médicos municípios. A medida é a aposta do Simers para interiorizar os médicos, uma alternativa viável, que só depende de vontade política, e que descarta o mecanismo de criar mais vagas ou escola médicas para suprir a carência na área.
A Linha Direta, que integra o projeto do Novo Simers, facilitará o atendimento aos associados e à categoria e se volta a temas de grande importância na assistência à população. Santo Ângelo será a sétima cidade a receber a novidade. O telefone conectado pela internet já funciona em Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Erechim, Santa Cruz do Sul e Tramandaí. A ação integra o projeto Novo SIMERS, que reúne a nova estratégia da entidade que acaba de completar 80 anos de história.
Nova Estratégia
As medidas traduzem uma forte mudança no posicionamento político do Simers, que compõe a campanha do Novo Simers e embasa o plano estratégico da entidade para os próximos anos. O Sindicato acaba de completar oito décadas de história. “O Novo Simers está mais perto dos médicos e ainda mais comprometido com as condições da assistência da saúde da população”, adianta o presidente.