26 setembro 2011

Escolhida poesia vencedora do concurso cultural “Noroeste Farroupilha”

Com 37,29% dos votos na enquete disponível no clicRBS Santa Rosa, a poesia “Orgulho Gaúcho”, da tresmaiense Ana Maria Baioto Gass foi a ganhadora do concurso cultural “Noroeste Farroupilha”.
Poetas da região declararam seu amor pelo pago e concorreram ao concurso de poesias promovido pelo clicRBS Santa Rosa, no mês de setembro.
Como reconhecimento pela originalidade e gosto popular de sua poesia, Ana Maria receberá um kit de chimarrão da Ervateira Vier.

Nascida no interior de Três de Maio
Criada por um gaúcho que ajudou na construção do nosso CTG,
Sócio e freqüentador assíduo do Tropeiros do Buricá
Durante toda sua vida.
Desde pequena aprendi a gostar das coisas do pago
Tomar gosto pelo chimarrão, pelo churrasco
Ouvir papai tocando sua oito baixos
E cantando músicas tradicionais.
Cresci em meio à tradição, indo em rodeios,
Assistindo gineteadas e vendo a gauchada
Com o mate passando de mão em mão
Famílias inteiras prestigiando o CTG
E perpetuando a tradição.
Hoje, já sou mãe e tenho uma filha
Pequena como eu um dia fui
Como eu, ela também gosta da tradição.
Faz parte da invernada e dança no CTG, mostrando toda sua graça
De prendinha gaúcha
Transmito a ela o que aprendi com meu pai
Ter amor por nosso Estado e pelas coisas do pago
Cultuar a tradição e respeitar os costumes
Sempre tendo amor por nossa querência amada
Dizendo em alto e bom tom: o quanto amamos o nosso Rio Grande.