16 setembro 2011

Exército lança operação para monitorar 3,5 mil quilômetros de fronteira no RS

Exército lança operação para monitorar 3,5 mil quilômetros 
de fronteira no RS 
Crédito: Paulo Nunes
O segundo andar do Quartel General do Exército, no Centro de Porto Alegre, é o centro de controle da Operação Ágata II, iniciada nesta sexta-feira. O objetivo é monitorar 3,5 mil quilômetros de fronteira – do Chuí a Corumbá, no Rio Grande do Sul. O patrulhamento será nas áreas de fronteira com Uruguai, Paraguai e Argentina.
Na sala, o monitoramento é feito em tempo real, apontando em um mapa a localização das tropas. Um avião não tripulado envia imagens dos focos de vigilância, inclusive à noite. O aparelho pode voar a 10 mil pés, o que o torna invisível para os suspeitos que estão em terra. Além disso, capta o calor do que está no perímetro vasculhado pela aeronave para funcionar mesmo às escuras.
O início das ações foi anunciado pelo general de Exército Carlos Bolivar, ressaltando que a fronteira e o espaço aéreo brasileiro estão “fechados” à criminalidade. Participam da operação, além do Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira (FAB), Receita Federal, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Ibama.
As investigações de inteligência da ação começaram há mais tempo, mas a fase ostensiva foi deflagrada nesta sexta. A ideia é coibir a prática de crimes na fronteira, como o tráfico de armas e de drogas.