O empresário explica que é uma erva mais clara |
A Vedor, empresa com sede no município de Tuparendi, e que trabalha exclusivamente na fabricação de erva-mate para exportação para o Uruguai, anunciou no dia 08 de setembro, durante cerimônia de inauguração da “Sala do Empreendedor”, na Prefeitura Municipal de Tuparendi, que ainda este ano irá produzir uma linha de produtos destinados a abastecer o mercado interno. Na ocasião foi apresentado um esboço do layout da embalagem do novo produto, que será comercializado com a marca de “Erva Mate Tuparendi”.
Segundo Alcino Rodrigues da Costa, sócio e diretor da empresa, atualmente toda a produção da fábrica é destinada a exportação, sendo que o produto consumido no Uruguai difere um pouco da erva tradicionalmente consumida pelos gaúchos. O empresário explica que é uma erva mais clara, cujo processo de fabricação, a moagem, também difere do utilizado para o beneficiamento da erva usada no chimarrão, onde a erva-mate é socada. Atualmente a Vedor exporta em torno de 130 toneladas de erva por mês para o Uruguai, o que origina um faturamento de aproximadamente U$ 200 mil dólares mensais.
Agora a empresa deverá investir na fabricação de um novo produto, o que deverá aumentar a capacidade de produção em pelo menos 50 toneladas em um primeiro momento, gerando também um aumento no número de vagas de emprego na empresa, o que exigirá um incremento na estrutura da fábrica localizada na periferia de Tuparendi. “A idéia é inicialmente atendermos o mercado regional, começando com os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dando ênfase a qualidade do produto que iremos fabricar, o que naturalmente exigirá investimentos por parte da nossa empresa na fábrica de Tuparendi, já que é um segmento diferente do que estamos produzindo atualmente”, explica Alcino da Costa.
O prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, foi quem anunciou a novidade durante a cerimônia de inauguração da Sala do Empreendedor, e exaltou a iniciativa da Vedor, que trará um incremento para a economia local, além de divulgar o nome do município através da sua marca. O prefeito tem se reunido com os dirigentes da empresa, e anunciou que a prefeitura irá apoiar os projetos de expansão da Vedor.