22 setembro 2011

Pesquisa realizada no HSVP é apresentada em Portugal

O trabalho de pesquisa desenvolvido nas
dependências do HSVP sempre teve o apoio
da direção da instituição
A Comunidade Betânia, que acolhe irmãs religiosas idosas da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, está inserida  no Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio - RS, esteve presente no IV Congresso Mediterrâneo de Psicoterapia de Grupo - IAGP, em Porto, Portugal, através da estagiária de Psicologia da Setrem Anelise Wink Ludwig e da picóloga Evandir Bueno Barasuol.
No congresso, que ocorreu de 07 a 10 de setembro, foi apresentado o projeto “Resinificando a História de Vida através do Sociodrama”, que enfatiza o trabalho psicológico com irmãs da Comunidade Betânia, cujas idades variam de 80 a 98 anos, e a importância de se dar um sentido para essa fase do ciclo vital. Segundo Evandir, as atividades do projeto são realizadas através de encontros temáticos com abordagem sociopsicodramática, e envolvem o grupo de irmãs que mostram interesse e aceitação. “Desde que o trabalho foi iniciado, percebeu-se a melhora na autoestima e o desejo em participar nas atividades grupais”, comenta a psicóloga.
O trabalho de pesquisa desenvolvido nas dependências do HSVP sempre teve o apoio da direção da instituição. Para a diretora geral do HSVP, Irmã Denise Cristina Miranda, o projeto desenvolvido pelas pesquisadoras são de extrema importância para as irmãs da comunidade Betânia. “O HSVP fica lisonjeado por ter sido escolhido para realização deste trabalho. Parabéns, as pesquisadoras”, afirma a diretora geral.
O hospital São Vicente de Paulo sempre apoia iniciativas de pesquisas. Segundo a diretora geral do HSVP, Irmã Denise Cristina Miranda, o hospital está organizado de maneira que disponibiliza as instituições de ensino o espaço para vivencias práticas de seus alunos e aplicação de projetos de pesquisa.
 A inserção no HSVP se dá através da apresentação de um projeto a ser desenvolvido e ou pesquisado na instituição.