23 setembro 2011

Primavera começa sob influência do La Niña

A Primavera é estação mais querida por todos
Foto: Alexandre de Souza
Nesta sexta-feira, às 6h04min, teve início a primavera no Hemisfério Sul. No Rio Grande do Sul, a estação é caracterizada por ser um período de transição, com grandes oscilações na temperatura. 
De acordo com a meteorologista Estael Sias, nos próximos três meses, o Estado ficará exposto à influência de massas de ar quentes e frias, com grandes amplitudes térmicas, sobretudo em áreas do interior do continente. 
— Serão comuns grandes amplitudes térmicas, com manhãs com temperaturas em torno dos 10ºC, chegando a 25ºC à tarde — explica Estael. 
Essa variação tende a ser maior nas primeiras semanas, período em que eventuais massas de ar polar ainda chegam ao Estado garantindo manhãs frias. Porém, à tarde a temperatura sobe com mais facilidade, aumentando a diferença entre a mínima e a máxima do dia.
Estael explica que, com o gradativo enfraquecimento do bloqueio atmosférico no centro do país, a umidade da Amazônia forma um corredor de umidade em direção ao Rio Grande do Sul, passando pelo Paraguai e nordeste da Argentina, deixando a atmosfera mais instável nessas regiões.