27 setembro 2011

Trigo é Destaque em Dia de Campo na SETREM

Foram realizadas ainda apresentações de cultivares de trigo
pelo Dr. Eduardo Caierão, da Embrapa e pesquisadores da
Fundacep, Coodetec e Biotrigo
Na última sexta-feira, dia 23, produtores rurais, técnicos e estudantes, cerca de 350 participantes, conferiram na área experimental da SETREM, mais um Dia de Campo voltado às culturas de inverno.
Na ocasião foram oferecidas três estações de conhecimento. Na primeira, o Dr. João Leodato Nunes Maciel, abordou diferentes manejos com fungicida em trigo e apresentou cultivares de trigo recentemente liberados pela Embrapa, BRS 327 e BRS 296. “Considero muito importante este contato entre o produtor rural e a Instituição. É uma maneira eficiente de transmitir informações relevantes aos agricultores. Com certeza a SETREM auxilia na solidificação destas ações”. 
Na segunda estação, Dr. José Pereira da Silva Junior explanou sobre utilização de inoculação em trigo e sobre a importância de introduzir a bactéria Azospirillum brasilense. “É uma bactéria fixadora de nitrogênio, portanto, tem potencial biofertilizante. E em comparando com a adubação nitrogenada, a inoculação da bactéria no trigo tem preço baixo de aplicação, reduzindo o custo de produção”.  
Na terceira, os Drs. Anderson Santi e Eliana Guarienti explicaram sobre aplicação de nitrogênio no trigo em diferentes momentos. “O nitrogênio é considerado elemento essencial para plantas, pois é composto de aminoácidos, enzimas e ácidos nucléicos. A ausência pode comprometer os processos de crescimento e de reprodução do trigo. Há diversos estudos objetivando aperfeiçoar o suporte técnico direcionado aos produtores rurais, visando maior rentabilidade”.
Foram realizadas ainda apresentações de cultivares de trigo pelo Dr. Eduardo Caierão, da Embrapa e pesquisadores da Fundacep, Coodetec e Biotrigo.