O Feirão tem entrada gratuita, assim como o Hortigranjeiros |
Na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, acorreu no auditório do centro administrativo do parque de exposições de Santa Rosa uma reunião de ajustes para a realização do Feirão Mais Alimentos durante o 28º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.Estiveram presentes além da comissão central do Encontro, autoridadespolíticas, sindicais, bancárias e empresários; o prefeito municipal de SantaRosa, Orlando Desconsi e o coordenador Nacional do Programa Mais Alimentos,Francisco Hercílio da Costa Matos.
Segundodados do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), 70% do que é consumidodiariamente no Brasil é produzido pela agricultura familiar. De acordo com FranciscoHercílio da Costa Matos, “o MDA por meio do Programa do Governo FederalMais Alimentos, realiza esses feirões com o intuito de proporcionar aospequenos agricultores o conhecimento de programas que beneficiam a aquisição demáquinas e equipamentos que ampliam a produção e a rentabilidade da propriedade rural”.
Naocasião, Hercelio comentou que no Rio Grande do Sul o Programa está muito bem estruturado. No Estado, o Feirão Mais Alimentos já aconteceu na Expodireito, em Não-Me-Toque e Expointer, em Esteio e agora, pela primeira vez,em Santa Rosa no 28º Hortigranjeiros, que será de 08 a 12 de outubro. O Feirão tem como uma das propostas impulsionar as indústrias que tem produtos para serem comercializados aosprodutores rurais para participarem da exposição. Além disso, proporcionaintegração entre pessoas e entidades parceiras do programa e a diversidade detecnologia e de materiais. Na reunião também foi apresentado como será aestrutura do feirão, que contará com sorteio de prêmios e outros atrativos. Entidades como Emater e sindicatos já iniciaram mobilizações para trazerem os agricultores no Feirão. “Já temos 28 ônibus garantidos de agricultores quevirão ao evento”, afirmou a Gerente Regional Adjunta da Emater, Neida Frelich.
Com o sucesso do evento, a ideia do Ministério é incluir Santa Rosa no circuito nacional deFeirão Mais Alimento. O Feirão tem entrada gratuita, assim como o Hortigranjeiros.