11 outubro 2011

Duas entidades de Três de Maio são contempladas com carne de bovinos irregulares

Representantes da APAE e do Lar dos Idosos recebem as
doações - Foto: Fabrício Dockhorn
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Lar dos Idosos de Três de Maio foram contemplados na tarde desta segunda-feira com a carne de animais que foram encontrados na operação especial que fiscaliza propriedades rurais na fronteira com a Argentina para impedir a entreda de animais contrabandeados, após a confirmação de um foco de febre aftosa no Paraguai.
Além destas entidades, a secretaria municipal da Educação de Doutor Maurício Cardoso, município onde os bovinos foram encontrados, também recebeu parte da carne. Os animais foram abatidos no frigorífico da Cotrimaio em Três de Maio porque o estabelecimento tem inspeção estadual com a presença permanente de um veterinário no local. A carne foi desossada antes de ser entregue as entidades. 
Quando são constatadas irregularidades, os fiscais da secretaria estadual da Agricultura aplicam multa para o proprietário, que também recebe o prazo de 48 horas para apresentar explicações sobre a procedência à Inspetoria Veterinária de seu município. Caso ele não comprove a origem dos animais, estes precisam ser abatidos de acordo com normais técnicas sanitárias internacionais.