08 outubro 2011

O inventor de Tuparendi

Vilson Winkler, leitor-repórter
Sempre sorridente, o aposentado Onorino Rico Brun, 72 anos, demonstra vitalidade e criatividade. Ele tem canalizado essas virtudes em invenções como a máquina de moer uva e o debulhador de amendoim.
O morador de Tuparendi tem feito sucesso e já vendou mais de 60 máquinas de debulhar amendoim desde sua invenção, em abril.
A vantagem de utilizar a máquina é que ela não quebra os grãos e separa as cascas dos grãos, sem necessidade de grande esforço manual. A ideia surgiu quando o aposentado estava debulhando amendoim com as mãos e sentiu a necessidade de tornar o processo mais prático.
Atualmente a máquina é comercializada por R$ 130,00. Já há propostas de modernizar a ideia. Alguns lhe solicitaram fazer um projeto com motor e ar. No entanto, o preço de venda seria superior a R$ 1.000,00.
Com criatividade e empenho, outras invenções do professor já estão alcançando a fama na região. Os visitantes da ExpoMauá, em Porto Mauá, puderam conferir também a máquina de moer uva que separa os cachos do suco (líquido), um quebrador de nozes, cavalo de madeira para sentar criança que ao se mexer emite o trote de um cavalo, entre outros.