A nutricionista Karla Gerloff, uma das coordenadoras do “Projeto Bem Estar” |
A Prefeitura Municipal de Tuparendi está implantando um programa cujos objetivos são oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos servidores municipais, e dessa forma contribuir para melhorar o serviço que é prestado pelos funcionários públicos a comunidade. A nutricionista Karla Gerloff, uma das coordenadoras do “Projeto Bem Estar”, explica que a implementação do mesmo exigirá um trabalho em conjunto de vários setores da Prefeitura Municipal. A adoção deste projeto se justifica quando se observa o alto número ausência no trabalho devido problemas de saúde, alguns que podem ser evitados se o funcionário adotar alguns hábitos saudáveis também no seu ambiente de trabalho. “Existem estatísticas no Brasil que mostram um grande número de aposentadorias por invalidez, e também de faltas ao serviço, por doenças com LER – Lesão por Esforço Repetitivo, má postura, que podem ser evitados se adotados algumas práticas saudáveis, e é justamente isso que nós pretendemos instituir aqui na prefeitura”, explica Karla.
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde, a cada R$ 1,00 gasto com em prevenção com os funcionários, irá trazer no futuro uma economia de R$ 16,00 pela não manifestação de ocorrências que poderão gerar faltas ao trabalho, e uma prestação de serviço de baixa qualidade.
Para tal, os funcionários estão passando por uma avaliação física, onde serão coletados dados como altura, peso, circunferência abdominal, pressão arterial e até mesmo exames laboratoriais poderão ser prescritos para os servidores. O funcionários terão dicas de postura no trabalho, sessões de ginástica laboral, dicas de alimentação saudável, e uma série de ações que estão previstas para serem desenvolvidas e que fazem parte do “Projeto Bem Estar”. Também será produzido um informativo impresso, para informar sobre o andamento do projeto, e para dar dicas sobre saúde aos servidores.
Nem mesmo os exercícios para a mente serão esquecidos. Segunda a Karla Gerloff, os coordenadores tem a intenção de criar uma biblioteca móvel dentro da prefeitura, para estimular a leitura entre os servidores. “A preocupação com a saúde do funcionário vai refletir com toda certeza em uma melhor qualidade de vida pare eles, e vai melhorar também a qualidade do serviço que será prestado por este funcionário”, conclui a nutricionista.
A primeira fase do projeto já foi realizada, com um questionário que foi respondido pelos funcionários, onde estes prestaram informações sobre hábitos alimentares, freqüência de atividade física e outros dados, a segunda fase também já esta sendo cumprida, com a realização das avaliações físicas dos funcionários, uma grande reunião com os servidores deverá ser realizada nesta semana e ainda no mês de outubro o projeto já deverá ser literalmente implantado na Prefeitura.